Profissão Pedagogo

Artigo de Opinião
21/09/2017

Olá Pedagogos!

Temos recebido alguns e-mails de alunos do ensino médio interessados em saber um pouco mais sobre a área de atuação e preocupados com o mercado de trabalho do Pedagogo.

Existem poucas informações divulgadas sobre a profissão de Pedagogo, e para piorar quase nenhuma literatura sobre a Pedagogia fora do ambiente escolar, dando a impressão que o campo de atuação do pedagogo está restrito à docência e gestão escolar. O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade ao que o aluno se encontra. Desta forma, o pedagogo contribui para a qualidade do ensino e aprendizado, fortalecendo a construção do conhecimento.

Apresento aqui, algumas possibilidades de mercado de trabalho ao Pedagogo como um profissional que pode atuar em diversos setores da sociedade; não só nas escolas, mas também nas industrias, empresas e em todas as áreas onde sejam necessários conhecimentos pedagógicos Quem opta por seguir carreira em Pedagogia deve ter vocação para ensinar, ser paciente e gostar de lidar com pessoas, principalmente as que oferecem mais dificuldades de aprendizagem.

Mas afinal, o que faz um Pedagogo?

Um profissional formado em Pedagogia pode atuar como professor dos primeiros anos do ensino fundamental, atuar na pré-escola, como professor ou auxiliar de sala, ser coordenador, diretor ou supervisor escolar.

Fora do ambiente escolar, o pedagogo também encontra oportunidades de emprego que muitos desconhecem sua existência. Conheça um pouco mais sobre algumas das áreas onde um pedagogo pode atuar.

Olá Pedagogos

Gestão Escolar

Quando falamos em Gestão, estamos nos referindo ao gerenciamento e administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, precisa ser gerida ou administrada.

No ambiente escolar, além de ministrar aulas, o pedagogo pode atuar também na área de gestão, atuando como Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico e Orientador Pedagógico.

Educação Especial

Em educação especial o pedagogo lidará com alunos portadores de necessidades especiais, ou que possuem alguma limitação de aprendizado. Nestes casos, deverá ministrar aulas utilizando técnicas diferenciadas de ensino, para que estes alunos sejam capazes de compreender o conteúdo ensinado, adequando os métodos de ensino e também os materiais didáticos utilizados no aprendizado destas crianças.

Pedagogia Empresarial

Em uma empresa, o pedagogo atua na área de gestão de pessoas. É responsável pelo treinamento e desenvolvimento de pessoal.

O maior objetivo do pedagogo empresarial é provocar mudanças comportamentais nos colaboradores de acordo com a missão da empresa.

Para isto, o pedagogo aplica técnicas pedagógicas no ambiente corporativo garantindo que os colaboradores se sintam acolhidos e possuam os conhecimentos necessários para a prática de sua profissão.

A cada nova mudança nos procedimentos da empresa o pedagogo é responsável por elaborar e executar o treinamento dos colaboradores.

Também faz parte da rotina do pedagogo coordenar equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos.

Pedagogia Hospitalar

A Pedagogia Hospitalar cuida da educação de crianças e jovens enfermos. O pedagogo elabora ações educacionais para os pacientes, respeitando suas limitações e as condições em que se encontram.

Hospitais contratam pedagogos para executar estes planos educacionais durante o tempo em que as crianças e jovens ficam internados.

Um dos objetivos destas ações é acompanhar e ocupar estes pacientes para que a experiência da internação não seja tão traumática. Outro objetivo é que o paciente não fique muito atrasado em termos de conteúdo e que a doença não prejudique seus estudos.

Além de trabalhar em hospitais e clínicas, o especialista em Pedagogia Hospitalar também pode prestar atendimento domiciliar a crianças que estejam impedidas de ir à escola por motivo de doença.

O profissional precisa adaptar as estratégias de ensino para cada paciente, respeitando suas limitações, que podem ser de natureza motora ou sensorial. O profissional deverá buscar técnicas de aprendizado mais lúdicas para atrair a atenção do paciente.

Além do apoio educacional, o pedagogo presta uma assistência emocional e humanística, no intuito de proporcionar uma recuperação mais tranquila à criança.

Indústrias de Brinquedos

Em indústrias de brinquedos, o pedagogo atua juntamente com a equipe de desenvolvimento a fim de adequar o produto a faixa etária que desejam atingir. A ABPed já certifica alguns produtos com o selo TEOR PEDAGOGICO, onde os pais, podem adquirir os produtos com a garantia de ser um produto de qualidade.

Brinquedotecas

O pedagogo pode atuar em brinquedotecas em todo o seu processo, desde a pesquisa, instalação e organização até ao trabalho feito junto aos alunos.

Uma brinquedoteca funciona como um Laboratório de Ensino e Aprendizagem, onde a criança é livre para brincar, respeitando-se a sua individualidade de criar e aprender.

Produção de Material Pedagógico

Um pedagogo pode atuar no desenvolvimento de material pedagógico para a educação infantil. Isto compreende escrever livros didáticos e também desenvolver todo tipo de instrumentos, brinquedos e jogos que possam auxiliar na aprendizagem do aluno.

Além de desenvolver materiais para a educação infantil, o pedagogo pode atuar na produção de material para as outras séries do ensino regular.

Neste caso, ele irá atuar junto ao professor da área específica de conhecimento (Português, Ciências, Matemática, etc.). O pedagogo faz revisão de textos didáticos e orienta a organização dos conteúdos nos livros didáticos.

Também auxilia na construção de materiais diversificados, esclarecendo sobre o processo de aprendizagem do aluno, como ele fará uso daquele material específico, se está de acordo com a faixa etária do aluno e com o conhecimento que o professor deseja transmitir.

Consultoria em Educação

Consultoria, de uma forma ampla, é o fornecimento de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor do tema.

O Pedagogo oferece serviços de consultoria em educação por sua formação ser a mais adequada a estas demandas, elaborando projetos educacionais ou administrativo-pedagógico para escolas privadas, ongs e outras entidades, órgãos de governo ou organizações sociais e elaboração de políticas públicas.

Coaching Educacional

O Coaching é um processo que visa a realização de metas, visa acelerar conquistas e garantir melhores resultados em seu trabalho, na sua vida e em outras áreas.

Todos nós, em alguma parte de nossa vida, já tivemos treinadores, professores, instrutores que nos ajudaram de alguma forma. Coach é uma palavra em inglês que significa instrutores, treinadores, que, quando a usamos como verbo, a palavra Coach significa treinar ou ensinar.

Portanto, Coach é o profissional que aplica o conhecimento, oferecendo ferramentas poderosas, técnicas específicas e metodologias cientificamente comprovadas e Coachee é o cliente que passa pelo processo visando sair de um ponto A para um ponto B com técnicas e recursos e no menor tempo possível. Independente do sonho, das metas e dos objetivos.

No caso do Coaching Educacional, onde o pedagogo atua, o processo busca um melhor aproveitamento acadêmico, profissional e familiar, utilizando metodologias especifica e ferramentas como teste vocacional, teste de personalidade, entre outros. Sua clientela vem desde o aluno que não consegue aprender no ensino fundamental ou médio, até o pós-graduado que ainda não se encontrou academicamente, sem contar que Gestores da rede pública e privada já vem se utilizando do coaching como forma de enriquecimento profissional e pessoal.

Coaching Infantil

No Coaching Infantil, já conhecido como Coaching Kids, O Pedagogo é capacitado na percepção e sensibilidade para apoiar o processo de autoconhecimento da criança, ajuda a criança na construção do senso de auto responsabilidade dos seus comportamentos, gestos e atitudes, busca estimular o desenvolvimento das habilidades sociais e educacionais. Atuando com a criança e também com a família, o Pedagogo especialista em Coaching infantil, em algumas metodologias atua de uma forma muito parecida com os da Super Nanny, programa transmitido em diversos países, onde a profissional ajuda aos pais no desenvolvimento dos filhos.

Para finalizar este artigo, vale ressaltar que para o pedagogo atuar em algumas destas áreas, se faz necessário um aperfeiçoamento em cursos de especialização ou pós-graduação, uma vez que os cursos de licenciatura de pedagogia não abrangem todas estas áreas.

Fundador e Vice Presidente da ABPed-Associação Brasileira dos Pedagogos, Sócio da Teor Pedagógico Consultoria. Coach Educacional, Professor de Ensino Fundamental e Médio e Professor Universitário. É MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela FGV- Fundação Getulio Vargas, Pedagogo e Arte Educador.

e-mail para contato: